Olá.
Estamos começando esse blog falando sobre como limpar sua joia de prata, pois sabemos que é um metal que escurece com maior facilidade se comparado ao ouro.
Apesar de ser considerado um metal precioso, a prata oxida naturalmente em contato com enxofre entre outros gases presentes na poluição atmosférica, e que podem provocar esse processo. Altos níveis de ácido úrico na pele também é outro fator que contribui para o escurecimento da prata, e materiais de limpeza, como o cloro e a água oxigenada, podem acelerar ainda mais esse processo.
Com o passar do tempo cria-se na peça de prata uma camada de sulfeto de prata que tem uma coloração escura, e é isso que nós ourives chamamos de oxidação.
No caso do ouro há, como em qualquer metal, a oxidação e o enfraquecimento. O ouro vai se tornando um pouco mais escuro, turvo e com manchas. É um processo mais lento do que na prata, mas ocorre de qualquer maneira por causa do oxigênio ou outros agentes químicos.
Para manter a cor e o brilho originais das peças é importante tomar alguns cuidados, vamos a eles.
O que fazer para mantê-la limpa
Guardá-la sempre após o uso é uma grande dica! Minhas joias da Igni Joias em sua maioria são de prata e tenho um porta joias na cabeceira da minha cama onde ponho todas as joias que utilizo diariamente. Além disso não uso joias para ir a piscina ou a praia e tiro também ao tomar banho. Usar joias para fazer exercícios, nem pensar! O ácido úrico é um grande vilão do brilho das joias.
Por sinal, alerto aqueles que usam joias em suas rotinas de exercício, é perigoso, principalmente se você usa anéis, mas isso é assunto para uma outra postagem!
Joias que não são de uso diário, eu aconselho a serem guardadas em pequenos sacos plásticos para evitar o contato com o ar ou em flanelas. É muito importante também as joias serem guardadas separadamente para não arranharem e ao abrigo de luz. No caso de joias com pedras naturais, tente guarda-las dentro de flanelas, principalmente a pérola.
Evite estar usando as joias quando for colocar perfume, cremes ou maquiagem. Produtos de beleza podem tirar o brilho das peças e principalmente pode danificar pedras naturais e pérolas.
Como limpá-las
Mas se sua peça já está suja, um dos processos que usamos para tirar principalmente a gordura da peça é o uso de algodão, água quente e sabão neutro ou de coco. Deixe a peça na água quente com o sabão por alguns minutos, mas não deixe ferver. Depois deixe esfriar até você poder manusear a peça. É só passar o algodão suavemente na peça e ela volta a brilhar. Seque-as bem antes de guarda-las.
Algumas joalherias usam o banho de Ródio, que é outro metal, para manter suas joias em prata ou ouro branco sempre protegidas. Nós da Igni Joias usamos o banho de Ródio em nossas peças.
Há no mercado panos específicos para a limpeza de joias que funcionam bem. Mas não aconselhamos produtos líquidos para a limpeza de prataria em peças de joalheria, pois o líquido pode se alojar entre as pedras e o metal e deixar a região escurecida, tenho certeza que não é isso que você quer! Além disso, pode danificar pedras naturais como as pérolas. A pasta de dente é um material abrasivo e também não deve ser usada para limpar joias. Pode danificar pedras e arranhar o metal.
Serviços que prestamos
A Igni Joias faz a limpeza de peças, se você é cliente e comprou a peça conosco, entre em contato, tenho certeza que faremos de tudo para você ter a sua peça de volta brilhando do mesmo jeito que você a recebeu na primeira vez. Claro que há outras maneiras de se limpar uma peça, mas isso nós vamos apresentar aos poucos à medida que fomos apresentando o mundo da joalheria para vocês.
Um abraço a todos e até breve,
Equipe Igni Joias